TRABALHOS FEITO.... MIC
TRABALHOS FEITO... METODO DE INVESTIGACAO CIENTIFICA
1.INTRODUÇÃO
O presente estudo
tem como tema Importância do ensino
“online” na promoção da educação em Moçambique?
A educação a
distância possibilita condições adicionais de acesso à aprendizagem ao longo da
vida, aproveitando as oportunidades possibilitadas pelas tecnologias de
informação e comunicação (TIC). A evolução da EAD está também intimamente
relacionada com os desafios do acompanhamento do rápido desenvolvimento
tecnológico, que possibilitam a criação de ambientes virtuais de aprendizagem
(AVA) que proporcionem maior facilidade e comodidade de interação entre os
diversos atores do processo. Desta feita propusemo-nos a identificar os
principais entraves que os estudantes do ensino superior na modalidade a
distância enfrentam relacionadas com o uso das tecnologias de informação e
comunicação, de modo a propor ajustes necessários para que o processo tenha
resultados positivos, pois, atualmente Moçambique tem dedicado particular
atenção à EAD, apresentando-a como resposta aos problemas políticos levantados
pela educação. Esses problemas estão relacionados com a celeridade crescente da
necessidade de atualização de competências da população, face aos desafios da
sociedade da Informação e do conhecimento, sem aumentar os custos sociais e
económicos. Daí que importa fazer uma triagem por forma a diagnosticar os
possíveis entraves existentes na prossecução dos objetivos traçados.
A
orientação da pesquisa baseou-se na seguinte pergunta de partida: “Quais os
principais obstáculos enfrentados pelos estudantes, relacionados com o uso de
tecnologias educativas ajustadas a Educação à distância.” E com base no estudo
realizado chegou-se a conclusão de que o maior constrangimento está relacionado
com acesso e custos com os serviços de dados (internet).
2.OBJECTIVOS
2.1.OBJECTIVO
GERAL
O presente estudo pretende analisar o modelo de educação a distância em
Moçambique.
2.2.OBJECTIVOS
ESPECIFICOS
i) Estudar as modalidades de Educação a distância aplicados no mundo;
ii) Identificar os principais dificuldades que os estudantes do ensino
superior na modalidade à distância enfrentam relacionadas com o uso das
tecnologias de informação e comunicação ;
iii) Propor melhorias ao modelo de EAD adotado pelo ESA que se ajustem a
realidade socioeconómica;
iv) Importância do ensino a
distância/online em moçambique.
3.TEMA
É o assunto que se deseja estudar e
pesquisar. O trabalho de definir adequadamente um tema pode, inclusive,
perdurar por toda a pesquisa Markoni e Lakato (2009 p.11). Por outro lado,
segundo o mesmo autor, “ o Tema de uma pesquisa requer tratamento científico,
deve ser especializado.
Tema: Importância
do ensino “online” na promoção da educação em Moçambique?
4.JUSTIFICATIVA
Os avanços tecnológicos enriquecem os recursos de
aprendizagem e meios desenvolvidos pela educação à distância, o desenvolvimento
das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permiti a integração de meios
diversificados de comunicação de melhor qualidade e versatilidade e a criação
de plataformas de aprendizagem. Os produtos deste desenvolvimento tornaram-se
relevantes para os processos de Educação-aprendizagem da EAD, melhorando as
possibilidades de interação e comunicação com e entre os estudantes.
No contexto atual moçambicano, por causa da dificuldade
de expansão da Educação convencional para as zonas mais recônditas, o governo
decidiu massificar essa modalidade no país através de um instrumento que chamou
de “Estratégia de educação a distância em Moçambique” a vigorar no período
compreendido entre 2014-2018.
Por via desse
instrumento e outros complementares a este, as IES são instadas a massificarem
a implementação desta modalidade, contudo, tem-se constado que a maior parte do
público-alvo reside nas regiões rurais (distante dos centros urbanos) onde as
condições de acesso e uso das TIC são muito precárias.
Para
tal, surge a necessidade de se fazer um diagnóstico dos principais entraves
encontrados pelos estudantes na frequência de cursos oferecidos nessa
modalidade por forma a propor soluções que minimizem o impacto negativo no
aproveitamento pedagógico destes.
5.PROBLEMAS
Conforme referido anteriormente, existe um
estímulo por parte das entidades governamentais para que se fomente a
modalidade da Educação a distância no país, desde o nível primário ao superior,
como forma de resolver o problema de incapacidade de cobertura do ensino
convencional às zonas mais recônditas do País.
Para o caso do subsistema da Educação
superior da província de Nampula, os maiores centros de Educação a distância se
localizam nos centros urbanos e por outro lado, o público-alvo localiza-se em
regiões de difícil acesso às tecnologias de informação e comunicação.
É neste quadro socioeconómico e tecnológico,
que surge a necessidade de se elencar o conjunto de dificuldades enfrentadas
pelos estudantes que possam condicionar o seu desempenho nos cursos
frequentados. A pergunta que se coloca é:
Quais os principais obstáculos enfrentados pelos
estudantes, relacionados com o uso de tecnologias educativas ajustadas à
Educação à distância?
6.HIPOTESES
·
O ensino a
distância existente em moçambique não tem ajudado muito, a forma de
funcionamento tem dificultado por falta de computador, apesar de que algumas
instituições de ensino a distancia tem oferecido Tablet aos estudantes, o ecrã
do Tablet não chega a visualizar devidamente por ter 12” polegadas , com maior
custo de computadores é sabido que moçambique não possui nenhum fabrica de
computador fazendo com que haja maior custo na compra;
·
O sistema de
ensino a distância que ira ser proposto ira melhor ou mudar esse cenário, de
uma outra forma mostrando que e possível que todos tenha acesso a educação;
·
O sistema de
ensino adotado ira ajudar muito em vários aspetos, mesmo para quem não tinha
esperança de estudar ira ter chaces, dando melhor ensino de qualidade igual ou
semelhante a presencial.
7.REFERÊNCIA TEÓRICA
Bento (2012, p.1) fundamenta que a revisão da literatura é uma parte vital
do processo de investigação. Aquela envolve localizar, analisar, sintetizar e
interpretar a investigação prévia (revistas científicas, livros, atas de
congressos, resumos, etc.) relacionada com a sua área de estudo; é, então, uma
análise bibliográfica pormenorizada, referente aos trabalhos já publicados
sobre o tema. Então, nesta pesquisa a revisão da literatura refere-se a
fundamentação teórica adotada para tratar o tema e o problema da pesquisa.
7.1.ENSINO Á DISTÂNCIA
São vários os conceitos que podemos encontrar para a
Educação à distância, dependendo dos casos, os diversos autores apresentam
regiões de convergência conceptual através da enfatização de determinadas
características desta modalidade de Educação que vem se revelando um
instrumento fundamental de promoção de oportunidades para diversos indivíduos
ao longo do globo terrestre.
Para a presente pesquisa vamos arrolar três conceitos de
base relacionados com a Educação à distância, onde o primeiro é apresentado sob
a perspetiva do Governo Moçambicano, o segundo pelos autores Moore e Kersley e
por último o conceito mais ligado às tecnologias do autor Levy.
O
Governo Moçambicano através do seu Plano estratégico da Educação a distância
(PEED) (2014-2018), define a Educação a distância como sendo “o modelo de
ensino que se distingue pela separação entre aluno e professor, uso de
tecnologia para mediar a aprendizagem, comunicação bidirecional que permite a
interação entre alunos, professores e tutores e a possibilidade de encontros
presenciais para tutorias.” (PEED,2013).
Por seu turno, Moore & Kearsley (2007, p.02) definem
Educação a distância da seguinte forma: “Educação a distância é o aprendizado
planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino,
exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por
meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas
especiais”.
Atualmente é
notável a associação do conceito de Educação a distância às tecnologias de
Informação e comunicação, uma vez que o rápido desenvolvimento tecnológico
possibilitou a emergência de novas ferramentas que ajudaram e ajudam a
alavançar esta modalidade de ensino, para tal vale a pena olhar para um
conceito que acentua de forma particular essa importância.
Kenski
(2008,p.28-33) explica que “O avanço tecnológico das últimas décadas garantiu
novas formas de uso das TIC para a produção e propagação de informações, a
interação e a comunicação em tempo real, ou seja, no momento em que o fato
acontece. [...] A convergência das tecnologias de informação e de comunicação
para a configuração de uma nova tecnologia, a digital, provocou mudanças
radicais. Por meio das tecnologias digitais é possível representar e processar
qualquer tipo de informação. Nos ambientes digitais reúnem-se a computação (a
informática e suas aplicações), as comunicações (transmissão e receção de
dados, imagens, sons, etc.) e os mais diversos tipos, formas e suportes em que
estão disponíveis os conteúdos (livros, filmes, fotos, músicas e textos).” Kenski
(2008, p.28-33).
Nesse diapasão do mundo tecnológico Levy (1999, p.158)
refere que “a Educação a distância é uma modalidade que explora certas técnicas
de ensino à distância, incluindo as hipermédias, as redes de comunicação
interativas e todas as tecnologias intelectuais da cibercultura. Mas o
essencial se encontra em um novo estilo de pedagogia que favorece ao mesmo
tempo as aprendizagens personalizadas, a aprendizagem coletiva em rede”. Levy
(1999, p.158).
Conforme
anunciado anteriormente, vários autores definem a educação a distância sob
várias perspetivas, contudo analisando nos três conceitos anteriormente
enunciados nesta pesquisa, podemos destacar dois pontos principais de
convergência: primeiro o facto de
esta modalidade de ensino ocorrer em circunstâncias em que o professor está
separado fisicamente e geograficamente do estudante, segundo o uso das tecnologias para mediar o processo de ensino e
aprendizagem. Portanto, destaca-se aqui a relevância da disponibilidade e
domínio de uso de ferramentas baseadas nas novas tecnologias de informação e
comunicação como fator determinante para o sucesso do processo.
7.2.EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
“A EAD foi adotada
em Moçambique por se reconhecer que as suas virtudes poderiam ser usadas para
suprir necessidades de massas dispersas EEAD (2003) ”. Como podemos observar
através de enxerto retirado do Plano estratégico para EAD 2014-2018, um dos
propósitos que norteiam o estabelecimento e massificação dessa modalidade no
país, é a necessidade do governo expandir o acesso a educação para todos os
moçambicanos. Por outro lado, há o reconhecimento de que em condições normais
esta modalidade é menos dispendiosa que a tradicional (presencial), contudo, a
sua aplicação para o caso vertente de Moçambique tem denotado resultados
contrários.·.
“Uma das virtudes da Educação à Distancia é o baixo custo
relativamente à Educação presencial, sempre e quando ocorra em economias de
escala e com uma planificação e monitoria específicas de EAD. Um dos aspetos
referenciados pelos entrevistados é que a EAD em Moçambique implica custos
muito mais elevados e incomportáveis para ampliar a provisão dos cursos,
seguindo os mesmos moldes de planificação e funcionamento usados em alguns programas
de nível secundário e superior.” EEAD (2003).
Como
visto anteriormente a EAD em Moçambique apresenta-se como uma alternativa de
expansão das oportunidades de educação, uma vez que com o sistema convencional
estabelecido dificilmente os objetivos e metas traçados seriam alcançados. É
nesse contexto que diversas instituições ligadas ao ensino são estimuladas a
adotar esta modalidade.
Segundo Brito (2010, p.98) a expansão do sistema
educativo moçambicano é resultado de uma evolução caracterizada por quatro
grandes épocas. A primeira, que corresponde ao período colonial até 1975, e
caracterizada por um sistema de educação restrito a uma camada muito reduzida,
definida em termos raciais e culturais. Esta etapa continuou a influenciar os
parâmetros centrais do sistema nas épocas posteriores. A segunda começa com a
independência nacional e caracteriza-se por um esforço gigantesco no sentido de
abranger a educação para todos os moçambicanos. Esse processo foi interrompido
pela guerra de desestabilização que abalou o país a partir de 1976 e resultou
na morte de muitos professores, rapto de alunos, e destruição de
infraestruturas, principalmente na década de 1980. Tem-se ai a terceira época.
Já a quarta época inicia-se com o Acordo Geral de Paz e as eleições de 1994.
Foi um período de estabilidade social e crescimento económico, caracterizado
por uma retomada do investimento na educação.
Conforme
podemos testemunhar através de vários relatos, a melhoria do processo de ensino
e aprendizagem, sempre foi uma prioridade para o governo moçambicano, contudo,
por causa de várias adversidades, este e outros sectores não cresceram ao ritmo
desejado. Entretanto, nos últimos dez anos o governo do dia evidenciou esforços
para que o cenário mudasse, e uma das apostas foi a modalidade de Educação à
Distância, e por via disso é notório é nota-se uma ligeira mudança no cenário.
8.METODOLOGIA
Para podermos avançar com a definição dos métodos a serem
adotados na presente pesquisa, queremos antes fazer uma breve distinção entre
método e metodologia. Segundo Richardson (2007, p.22) “Método, vem do grego méthodos
(meta = além de, após de + ódos = caminho). Portanto, seguindo a sua
origem, método é o caminho ou maneira para chegar a determinado fim ou
objetivo, distinguindo-se assim, do conceito de metodologia, que deriva do
grego methodos (caminho para chegar a um objetivo) + logos
(conhecimento). Assim, a metodologia são os procedimentos e regras utilizadas
por determinado método.” Richardson (2007, p.22).
9.DESENVOLVIMENTO
A educação a
distância possibilita condições adicionais de acesso à aprendizagem ao longo da
vida, aproveitando as oportunidades possibilitadas pelas tecnologias de
informação e comunicação (TIC).
A evolução da EAD
está também intimamente relacionada com os desafios do acompanhamento do rápido
desenvolvimento tecnológico, que possibilitam a criação de ambientes virtuais
de aprendizagem (AVA) que proporcionem maior facilidade e comodidade de
interação entre os diversos atores do processo.
Desta feita propusemo-nos a identificar os
principais entraves que os estudantes do ensino superior na modalidade a
distância enfrentam relacionadas com o uso das tecnologias de informação e
comunicação, de modo a propor ajustes necessários para que o processo tenha
resultados positivos, pois, atualmente Moçambique tem dedicado particular
atenção à EAD, apresentando-a como resposta aos problemas políticos levantados
pela educação.
Esses problemas
estão relacionados com a celeridade crescente da necessidade de atualização de
competências da população, face aos desafios da sociedade da Informação e do
conhecimento, sem aumentar os custos sociais e económicos. Daí que importa
fazer uma triagem por forma a diagnosticar os possíveis entraves existentes na
prossecução dos objetivos traçados.
Os avanços tecnológicos enriquecem os recursos de
aprendizagem e meios desenvolvidos pela educação à distância, o desenvolvimento
das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permiti a integração de meios
diversificados de comunicação de melhor qualidade e versatilidade e a criação
de plataformas de aprendizagem. Os produtos deste desenvolvimento tornaram-se
relevantes para os processos de Educação-aprendizagem da EAD, melhorando as
possibilidades de interação e comunicação com e entre os estudantes.
No contexto atual moçambicano, por causa da dificuldade
de expansão da Educação convencional para as zonas mais recônditas, o governo
decidiu massificar essa modalidade no país através de um instrumento que chamou
de “Estratégia de educação a distância em Moçambique” a vigorar no período
compreendido entre 2014-2018.
Por via desse
instrumento e outros complementares a este, as IES são instadas a massificarem
a implementação desta modalidade, contudo, tem-se constado que a maior parte do
público-alvo reside nas regiões rurais (distante dos centros urbanos) onde as
condições de acesso e uso das TIC são muito precárias.
São vários os conceitos que podemos encontrar para a
Educação à distância, dependendo dos casos, os diversos autores apresentam
regiões de convergência conceptual através da enfatização de determinadas
características desta modalidade de Educação que vem se revelando um
instrumento fundamental de promoção de oportunidades para diversos indivíduos
ao longo do globo terrestre.
O Governo Moçambicano, o segundo pelos autores Moore e
Kersley e por último o conceito mais ligado às tecnologias do autor Levy.
O
Governo Moçambicano através do seu Plano estratégico da Educação a distância
(PEED) (2014-2018), define a Educação a distância como sendo “o modelo de
ensino que se distingue pela separação entre aluno e professor, uso de
tecnologia para mediar a aprendizagem, comunicação bidirecional que permite a
interação entre alunos, professores e tutores e a possibilidade de encontros
presenciais para tutorias.” (PEED,2013).
“A EAD foi adotada
em Moçambique por se reconhecer que as suas virtudes poderiam ser usadas para
suprir necessidades de massas dispersas EEAD (2003) ”. Como podemos observar
através de enxerto retirado do Plano estratégico para EAD 2014-2018, um dos
propósitos que norteiam o estabelecimento e massificação dessa modalidade no
país, é a necessidade do governo expandir o acesso a educação para todos os
moçambicanos. Por outro lado, há o reconhecimento de que em condições normais
esta modalidade é menos dispendiosa que a tradicional (presencial), contudo, a
sua aplicação para o caso vertente de Moçambique tem denotado resultados
contrários.
10.CONCLUSÃO
O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise do modelo de
ensino à distância adotado pela Escola Superior Aberta. Além disso, também
permitiu uma pesquisa de campo para obter dados consistentes de “quais os
principais obstáculos enfrentados pelos estudantes da educação superior à
distância relacionados com o uso de tecnologias educativas ajustadas a Educação
à distância.
Pela pesquisa bibliográfica e documental realizada, ficou claro que a
modalidade de Educação a distância é considerada atualmente como uma das
alternativas para se atender às diferentes necessidades de formação superior.
Para países como Moçambique que o sistema tradicional de ensino não consegue
absorver uma elevada demanda de indivíduos que pretendem frequentar cursos superiores,
está modalidade mostra-se uma alternativa viável não só sob a perspetiva de
alcance de indivíduos que residem em locais recônditos mas também sob a
financeira. É nesse contexto que as TIC têm-se revelado importantes na medida
em que elas ampliam a possibilidade de alcance de maior número de
beneficiários.
Uma das questões que se coloca é que as novas tecnologias de informação e
comunicação têm-se desenvolvido a um ritmo galopante e surpreendente o que por
um lado é benéfico, pois, aumenta o leque de possibilidades de desenvolvimento
de tecnologias educativas ajustadas a modalidade de ensino a distância (como
por exemplo as técnicas de interação mediatizada criada pelas redes de
telemáticas: email, listas e grupos de discussão, webs, sites etc.), mas por
outro, constitui um grande desafio para os usuários, porque faz com que
atualização torne-se algo complexo e dinâmico, demandando recursos para
formação e capacitação dos intervenientes.
Uma das questões que se pretendia esclarecer era se os estudantes que
frequentam os cursos oferecidos pelo ESA tinham acesso e habilidades
suficientes para manipular ferramentas relacionadas às novas tecnologias de
informação e comunicação. O estudo permitiu-nos concluir que a maior parte dos
estudantes não só tem as habilidades requeridas mas também tem acesso aos
dispositivos através dos quais podem interagir com outros intervenientes do
processo
Os principais entraves que os estudantes do ensino superior na modalidade à
distância enfrentam relacionadas com o uso das tecnologias de informação e
comunicação” foi constatado que o maior constrangimento enfrentado por estes
estudantes esta relacionado com a Internet. A internet é tida como obstáculo
sob duas perspetivas, a primeira
está relacionada com a dificuldade de acesso a rede de dados (que se agudiza a
medida que se vai afastando dos centros urbanos) e a segunda relaciona-se com os custos, que segundo os nossos
inqueridos são muito elevados. Outro fator tecnológico que interfere
negativamente no processo tem a ver com a instabilidade da rede de corrente
elétrica, que a semelhança da rede de dados torna-se mais precária nas zonas
suburbanas.
Para além das dificuldades ligadas à tecnologia, constatou-se que há
necessidade de expandir as tutorias presenciais para os polos que atualmente
não têm, uma vez que o modelo adotado prevê duas tutorias presencias por bloco,
contudo só acontecem nos polos onde a turma se encontra baseada.
Baseado nas constatações produzidas através do estudo, propõe-se a inclusão
de um módulo de ambientalização, que serviria para capacitar aos estudantes no
uso das ferramentas de mediação elegidas pela escola. Igualmente sugere-se a
instalação de salas de videoconferência nos polos para permitir que outros
estudantes possam acompanhar as tutorias presenças
online.
tutorias presenças online.
Os resultados da pesquisa realizada permitiram concluir que o modelo
adotado pela Escola Superior Aberta se adequa a realidade socioeconómica e do
desenvolvimento tecnológico da, uma vez que ficou demonstrado que os
intervenientes têm acesso e habilidades de manipulação de TIC, necessitando
apenas de alguns ajustes para responder algumas necessidades específicas de
parte do grupo.
11.BIBLIOGRAFIA
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novos domínios da EDA
TRABALHOS FEITOS.....
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