Header Ads

ads header

TRABALHO FEITO-- MIC-- TRABALHO DE CAMPO


TRABALHO FEITO-- MIC-- TRABALHO DE CAMPO

1.INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como tema  Importância do ensino “online” na promoção da educação em Moçambique?
A educação a distância possibilita condições adicionais de acesso à aprendizagem ao longo da vida, aproveitando as oportunidades possibilitadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). A evolução da EAD está também intimamente relacionada com os desafios do acompanhamento do rápido desenvolvimento tecnológico, que possibilitam a criação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que proporcionem maior facilidade e comodidade de interação entre os diversos atores do processo. Desta feita propusemo-nos a identificar os principais entraves que os estudantes do ensino superior na modalidade a distância enfrentam relacionadas com o uso das tecnologias de informação e comunicação, de modo a propor ajustes necessários para que o processo tenha resultados positivos, pois, atualmente Moçambique tem dedicado particular atenção à EAD, apresentando-a como resposta aos problemas políticos levantados pela educação. Esses problemas estão relacionados com a celeridade crescente da necessidade de atualização de competências da população, face aos desafios da sociedade da Informação e do conhecimento, sem aumentar os custos sociais e económicos. Daí que importa fazer uma triagem por forma a diagnosticar os possíveis entraves existentes na prossecução dos objetivos traçados.
A orientação da pesquisa baseou-se na seguinte pergunta de partida: “Quais os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes, relacionados com o uso de tecnologias educativas ajustadas a Educação à distância.” E com base no estudo realizado chegou-se a conclusão de que o maior constrangimento está relacionado com acesso e custos com os serviços de dados (internet).




2.OBJECTIVOS

2.1.OBJECTIVO GERAL

O presente estudo pretende analisar o modelo de educação a distância em Moçambique.

2.2.OBJECTIVOS ESPECIFICOS

i) Estudar as modalidades de Educação a distância aplicados no mundo;
ii) Identificar os principais dificuldades que os estudantes do ensino superior na modalidade à distância enfrentam relacionadas com o uso das tecnologias de informação e comunicação ;
iii) Propor melhorias ao modelo de EAD adotado pelo ESA que se ajustem a realidade socioeconómica;
iv) Importância  do ensino a distância/online em moçambique.

3.TEMA

É o assunto que se deseja estudar e pesquisar. O trabalho de definir adequadamente um tema pode, inclusive, perdurar por toda a pesquisa Markoni e Lakato (2009 p.11). Por outro lado, segundo o mesmo autor, “ o Tema de uma pesquisa requer tratamento científico, deve ser especializado.
Tema: Importância do ensino “online” na promoção da educação em Moçambique?

4.JUSTIFICATIVA

Os avanços tecnológicos enriquecem os recursos de aprendizagem e meios desenvolvidos pela educação à distância, o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permiti a integração de meios diversificados de comunicação de melhor qualidade e versatilidade e a criação de plataformas de aprendizagem. Os produtos deste desenvolvimento tornaram-se relevantes para os processos de Educação-aprendizagem da EAD, melhorando as possibilidades de interação e comunicação com e entre os estudantes.
No contexto atual moçambicano, por causa da dificuldade de expansão da Educação convencional para as zonas mais recônditas, o governo decidiu massificar essa modalidade no país através de um instrumento que chamou de “Estratégia de educação a distância em Moçambique” a vigorar no período compreendido entre 2014-2018.
Por via desse instrumento e outros complementares a este, as IES são instadas a massificarem a implementação desta modalidade, contudo, tem-se constado que a maior parte do público-alvo reside nas regiões rurais (distante dos centros urbanos) onde as condições de acesso e uso das TIC são muito precárias.
Para tal, surge a necessidade de se fazer um diagnóstico dos principais entraves encontrados pelos estudantes na frequência de cursos oferecidos nessa modalidade por forma a propor soluções que minimizem o impacto negativo no aproveitamento pedagógico destes.

5.PROBLEMAS

Conforme referido anteriormente, existe um estímulo por parte das entidades governamentais para que se fomente a modalidade da Educação a distância no país, desde o nível primário ao superior, como forma de resolver o problema de incapacidade de cobertura do ensino convencional às zonas mais recônditas do País.
Para o caso do subsistema da Educação superior da província de Nampula, os maiores centros de Educação a distância se localizam nos centros urbanos e por outro lado, o público-alvo localiza-se em regiões de difícil acesso às tecnologias de informação e comunicação.
É neste quadro socioeconómico e tecnológico, que surge a necessidade de se elencar o conjunto de dificuldades enfrentadas pelos estudantes que possam condicionar o seu desempenho nos cursos frequentados. A pergunta que se coloca é:
Quais os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes, relacionados com o uso de tecnologias educativas ajustadas à Educação à distância?

6.HIPOTESES

·         O ensino a distância existente em moçambique não tem ajudado muito, a forma de funcionamento tem dificultado por falta de computador, apesar de que algumas instituições de ensino a distancia tem oferecido Tablet aos estudantes, o ecrã do Tablet não chega a visualizar devidamente por ter 12” polegadas , com maior custo de computadores é sabido que moçambique não possui nenhum fabrica de computador fazendo com que haja maior custo na compra;
·         O sistema de ensino a distância que ira ser proposto ira melhor ou mudar esse cenário, de uma outra forma mostrando que e possível que todos tenha acesso a educação;
·         O sistema de ensino adotado ira ajudar muito em vários aspetos, mesmo para quem não tinha esperança de estudar ira ter chaces, dando melhor ensino de qualidade igual ou semelhante a presencial.

7.REFERÊNCIA TEÓRICA

Bento (2012, p.1) fundamenta que a revisão da literatura é uma parte vital do processo de investigação. Aquela envolve localizar, analisar, sintetizar e interpretar a investigação prévia (revistas científicas, livros, atas de congressos, resumos, etc.) relacionada com a sua área de estudo; é, então, uma análise bibliográfica pormenorizada, referente aos trabalhos já publicados sobre o tema. Então, nesta pesquisa a revisão da literatura refere-se a fundamentação teórica adotada para tratar o tema e o problema da pesquisa.

7.1.ENSINO Á DISTÂNCIA

São vários os conceitos que podemos encontrar para a Educação à distância, dependendo dos casos, os diversos autores apresentam regiões de convergência conceptual através da enfatização de determinadas características desta modalidade de Educação que vem se revelando um instrumento fundamental de promoção de oportunidades para diversos indivíduos ao longo do globo terrestre.
Para a presente pesquisa vamos arrolar três conceitos de base relacionados com a Educação à distância, onde o primeiro é apresentado sob a perspetiva do Governo Moçambicano, o segundo pelos autores Moore e Kersley e por último o conceito mais ligado às tecnologias do autor Levy.
O Governo Moçambicano através do seu Plano estratégico da Educação a distância (PEED) (2014-2018), define a Educação a distância como sendo “o modelo de ensino que se distingue pela separação entre aluno e professor, uso de tecnologia para mediar a aprendizagem, comunicação bidirecional que permite a interação entre alunos, professores e tutores e a possibilidade de encontros presenciais para tutorias.” (PEED,2013).
Por seu turno, Moore & Kearsley (2007, p.02) definem Educação a distância da seguinte forma: “Educação a distância é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais”.
Atualmente é notável a associação do conceito de Educação a distância às tecnologias de Informação e comunicação, uma vez que o rápido desenvolvimento tecnológico possibilitou a emergência de novas ferramentas que ajudaram e ajudam a alavançar esta modalidade de ensino, para tal vale a pena olhar para um conceito que acentua de forma particular essa importância.
Kenski (2008,p.28-33) explica que “O avanço tecnológico das últimas décadas garantiu novas formas de uso das TIC para a produção e propagação de informações, a interação e a comunicação em tempo real, ou seja, no momento em que o fato acontece. [...] A convergência das tecnologias de informação e de comunicação para a configuração de uma nova tecnologia, a digital, provocou mudanças radicais. Por meio das tecnologias digitais é possível representar e processar qualquer tipo de informação. Nos ambientes digitais reúnem-se a computação (a informática e suas aplicações), as comunicações (transmissão e receção de dados, imagens, sons, etc.) e os mais diversos tipos, formas e suportes em que estão disponíveis os conteúdos (livros, filmes, fotos, músicas e textos).” Kenski (2008, p.28-33).
Nesse diapasão do mundo tecnológico Levy (1999, p.158) refere que “a Educação a distância é uma modalidade que explora certas técnicas de ensino à distância, incluindo as hipermédias, as redes de comunicação interativas e todas as tecnologias intelectuais da cibercultura. Mas o essencial se encontra em um novo estilo de pedagogia que favorece ao mesmo tempo as aprendizagens personalizadas, a aprendizagem coletiva em rede”. Levy (1999, p.158).
Conforme anunciado anteriormente, vários autores definem a educação a distância sob várias perspetivas, contudo analisando nos três conceitos anteriormente enunciados nesta pesquisa, podemos destacar dois pontos principais de convergência: primeiro o facto de esta modalidade de ensino ocorrer em circunstâncias em que o professor está separado fisicamente e geograficamente do estudante, segundo o uso das tecnologias para mediar o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, destaca-se aqui a relevância da disponibilidade e domínio de uso de ferramentas baseadas nas novas tecnologias de informação e comunicação como fator determinante para o sucesso do processo.

7.2.EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE

“A EAD foi adotada em Moçambique por se reconhecer que as suas virtudes poderiam ser usadas para suprir necessidades de massas dispersas EEAD (2003) ”. Como podemos observar através de enxerto retirado do Plano estratégico para EAD 2014-2018, um dos propósitos que norteiam o estabelecimento e massificação dessa modalidade no país, é a necessidade do governo expandir o acesso a educação para todos os moçambicanos. Por outro lado, há o reconhecimento de que em condições normais esta modalidade é menos dispendiosa que a tradicional (presencial), contudo, a sua aplicação para o caso vertente de Moçambique tem denotado resultados contrários.·.
“Uma das virtudes da Educação à Distancia é o baixo custo relativamente à Educação presencial, sempre e quando ocorra em economias de escala e com uma planificação e monitoria específicas de EAD. Um dos aspetos referenciados pelos entrevistados é que a EAD em Moçambique implica custos muito mais elevados e incomportáveis para ampliar a provisão dos cursos, seguindo os mesmos moldes de planificação e funcionamento usados em alguns programas de nível secundário e superior.” EEAD (2003).
Como visto anteriormente a EAD em Moçambique apresenta-se como uma alternativa de expansão das oportunidades de educação, uma vez que com o sistema convencional estabelecido dificilmente os objetivos e metas traçados seriam alcançados. É nesse contexto que diversas instituições ligadas ao ensino são estimuladas a adotar esta modalidade.
Segundo Brito (2010, p.98) a expansão do sistema educativo moçambicano é resultado de uma evolução caracterizada por quatro grandes épocas. A primeira, que corresponde ao período colonial até 1975, e caracterizada por um sistema de educação restrito a uma camada muito reduzida, definida em termos raciais e culturais. Esta etapa continuou a influenciar os parâmetros centrais do sistema nas épocas posteriores. A segunda começa com a independência nacional e caracteriza-se por um esforço gigantesco no sentido de abranger a educação para todos os moçambicanos. Esse processo foi interrompido pela guerra de desestabilização que abalou o país a partir de 1976 e resultou na morte de muitos professores, rapto de alunos, e destruição de infraestruturas, principalmente na década de 1980. Tem-se ai a terceira época. Já a quarta época inicia-se com o Acordo Geral de Paz e as eleições de 1994. Foi um período de estabilidade social e crescimento económico, caracterizado por uma retomada do investimento na educação.
Conforme podemos testemunhar através de vários relatos, a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, sempre foi uma prioridade para o governo moçambicano, contudo, por causa de várias adversidades, este e outros sectores não cresceram ao ritmo desejado. Entretanto, nos últimos dez anos o governo do dia evidenciou esforços para que o cenário mudasse, e uma das apostas foi a modalidade de Educação à Distância, e por via disso é notório é nota-se uma ligeira mudança no cenário.

8.METODOLOGIA

Para podermos avançar com a definição dos métodos a serem adotados na presente pesquisa, queremos antes fazer uma breve distinção entre método e metodologia. Segundo Richardson (2007, p.22) “Método, vem do grego méthodos (meta = além de, após de + ódos = caminho). Portanto, seguindo a sua origem, método é o caminho ou maneira para chegar a determinado fim ou objetivo, distinguindo-se assim, do conceito de metodologia, que deriva do grego methodos (caminho para chegar a um objetivo) + logos (conhecimento). Assim, a metodologia são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método.” Richardson (2007, p.22).

9.DESENVOLVIMENTO

A educação a distância possibilita condições adicionais de acesso à aprendizagem ao longo da vida, aproveitando as oportunidades possibilitadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC).
A evolução da EAD está também intimamente relacionada com os desafios do acompanhamento do rápido desenvolvimento tecnológico, que possibilitam a criação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que proporcionem maior facilidade e comodidade de interação entre os diversos atores do processo.
 Desta feita propusemo-nos a identificar os principais entraves que os estudantes do ensino superior na modalidade a distância enfrentam relacionadas com o uso das tecnologias de informação e comunicação, de modo a propor ajustes necessários para que o processo tenha resultados positivos, pois, atualmente Moçambique tem dedicado particular atenção à EAD, apresentando-a como resposta aos problemas políticos levantados pela educação.
Esses problemas estão relacionados com a celeridade crescente da necessidade de atualização de competências da população, face aos desafios da sociedade da Informação e do conhecimento, sem aumentar os custos sociais e económicos. Daí que importa fazer uma triagem por forma a diagnosticar os possíveis entraves existentes na prossecução dos objetivos traçados.
Os avanços tecnológicos enriquecem os recursos de aprendizagem e meios desenvolvidos pela educação à distância, o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permiti a integração de meios diversificados de comunicação de melhor qualidade e versatilidade e a criação de plataformas de aprendizagem. Os produtos deste desenvolvimento tornaram-se relevantes para os processos de Educação-aprendizagem da EAD, melhorando as possibilidades de interação e comunicação com e entre os estudantes.
No contexto atual moçambicano, por causa da dificuldade de expansão da Educação convencional para as zonas mais recônditas, o governo decidiu massificar essa modalidade no país através de um instrumento que chamou de “Estratégia de educação a distância em Moçambique” a vigorar no período compreendido entre 2014-2018.
Por via desse instrumento e outros complementares a este, as IES são instadas a massificarem a implementação desta modalidade, contudo, tem-se constado que a maior parte do público-alvo reside nas regiões rurais (distante dos centros urbanos) onde as condições de acesso e uso das TIC são muito precárias.
São vários os conceitos que podemos encontrar para a Educação à distância, dependendo dos casos, os diversos autores apresentam regiões de convergência conceptual através da enfatização de determinadas características desta modalidade de Educação que vem se revelando um instrumento fundamental de promoção de oportunidades para diversos indivíduos ao longo do globo terrestre.
O Governo Moçambicano, o segundo pelos autores Moore e Kersley e por último o conceito mais ligado às tecnologias do autor Levy.
O Governo Moçambicano através do seu Plano estratégico da Educação a distância (PEED) (2014-2018), define a Educação a distância como sendo “o modelo de ensino que se distingue pela separação entre aluno e professor, uso de tecnologia para mediar a aprendizagem, comunicação bidirecional que permite a interação entre alunos, professores e tutores e a possibilidade de encontros presenciais para tutorias.” (PEED,2013).
“A EAD foi adotada em Moçambique por se reconhecer que as suas virtudes poderiam ser usadas para suprir necessidades de massas dispersas EEAD (2003) ”. Como podemos observar através de enxerto retirado do Plano estratégico para EAD 2014-2018, um dos propósitos que norteiam o estabelecimento e massificação dessa modalidade no país, é a necessidade do governo expandir o acesso a educação para todos os moçambicanos. Por outro lado, há o reconhecimento de que em condições normais esta modalidade é menos dispendiosa que a tradicional (presencial), contudo, a sua aplicação para o caso vertente de Moçambique tem denotado resultados contrários.

10.CONCLUSÃO

O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise do modelo de ensino à distância adotado pela Escola Superior Aberta. Além disso, também permitiu uma pesquisa de campo para obter dados consistentes de “quais os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes da educação superior à distância relacionados com o uso de tecnologias educativas ajustadas a Educação à distância.
Pela pesquisa bibliográfica e documental realizada, ficou claro que a modalidade de Educação a distância é considerada atualmente como uma das alternativas para se atender às diferentes necessidades de formação superior. Para países como Moçambique que o sistema tradicional de ensino não consegue absorver uma elevada demanda de indivíduos que pretendem frequentar cursos superiores, está modalidade mostra-se uma alternativa viável não só sob a perspetiva de alcance de indivíduos que residem em locais recônditos mas também sob a financeira. É nesse contexto que as TIC têm-se revelado importantes na medida em que elas ampliam a possibilidade de alcance de maior número de beneficiários.
Uma das questões que se coloca é que as novas tecnologias de informação e comunicação têm-se desenvolvido a um ritmo galopante e surpreendente o que por um lado é benéfico, pois, aumenta o leque de possibilidades de desenvolvimento de tecnologias educativas ajustadas a modalidade de ensino a distância (como por exemplo as técnicas de interação mediatizada criada pelas redes de telemáticas: email, listas e grupos de discussão, webs, sites etc.), mas por outro, constitui um grande desafio para os usuários, porque faz com que atualização torne-se algo complexo e dinâmico, demandando recursos para formação e capacitação dos intervenientes.
Uma das questões que se pretendia esclarecer era se os estudantes que frequentam os cursos oferecidos pelo ESA tinham acesso e habilidades suficientes para manipular ferramentas relacionadas às novas tecnologias de informação e comunicação. O estudo permitiu-nos concluir que a maior parte dos estudantes não só tem as habilidades requeridas mas também tem acesso aos dispositivos através dos quais podem interagir com outros intervenientes do processo
Os principais entraves que os estudantes do ensino superior na modalidade à distância enfrentam relacionadas com o uso das tecnologias de informação e comunicação” foi constatado que o maior constrangimento enfrentado por estes estudantes esta relacionado com a Internet. A internet é tida como obstáculo sob duas perspetivas, a primeira está relacionada com a dificuldade de acesso a rede de dados (que se agudiza a medida que se vai afastando dos centros urbanos) e a segunda relaciona-se com os custos, que segundo os nossos inqueridos são muito elevados. Outro fator tecnológico que interfere negativamente no processo tem a ver com a instabilidade da rede de corrente elétrica, que a semelhança da rede de dados torna-se mais precária nas zonas suburbanas.
Para além das dificuldades ligadas à tecnologia, constatou-se que há necessidade de expandir as tutorias presenciais para os polos que atualmente não têm, uma vez que o modelo adotado prevê duas tutorias presencias por bloco, contudo só acontecem nos polos onde a turma se encontra baseada.
Baseado nas constatações produzidas através do estudo, propõe-se a inclusão de um módulo de ambientalização, que serviria para capacitar aos estudantes no uso das ferramentas de mediação elegidas pela escola. Igualmente sugere-se a instalação de salas de videoconferência nos polos para permitir que outros estudantes possam acompanhar as tutorias presenças online.
tutorias presenças online.
Os resultados da pesquisa realizada permitiram concluir que o modelo adotado pela Escola Superior Aberta se adequa a realidade socioeconómica e do desenvolvimento tecnológico da, uma vez que ficou demonstrado que os intervenientes têm acesso e habilidades de manipulação de TIC, necessitando apenas de alguns ajustes para responder algumas necessidades específicas de parte do grupo.

11.BIBLIOGRAFIA

·         Alves, L. (2011). Educação a distância: Conceitos e história no Brasil e no mundo.  Brasileira de Educação a distância, Vol nº 10; 
·         Andrade, M. M. (2009). Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico: Elaboração de Trabalhos na Graduação;
·         António, P. F (2015). Informática e Tecnologias de Informação;
·         Brito, C. E. (2010). Educação a Distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM (Tese de Doutoramento, Universidade Federal de Santa Catarina);
·         Dias, P., Caeiro, D., Aires, L., Moreira, D., Goulão, F., Henriques, S., Moreira, A., Nunes, C. (2015). Educação a distância e elearning no ensino superior;
·         Gil, A. C. (2008).Como Elaborar Projetos de Pesquisa
·         Gil, A. C. (2010). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social;
·         Gonçalves, V. (2004). E-Learning: Reflexões sobre cenários de aplicação;
·         Governo de Moçambique (2013). Estratégia de Educação a distância 2014-2018;
·         Grinspun, M. P.S. (1999) Educação Tecnológica: Desafios e Perspetivas;
·         Kenski, V. M. (2008). Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação;
·         Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2008). Técnicas de Pesquisa;
·         Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2009). Metodologia do trabalho científico: Procedimentos básicos, pesquisas bibliográficas, projecto de relatório, publicação e trabalhos científicos;
·         Mombassa, A. Z. B.(2013) A utilização das tecnologias de ensino à distância na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora);
·         Moore, M & Kearsley,G. (2007) Educação a Distância: uma visão integrada;
·         Neeleman, W. & Nhavoto, A. (2003). Educação a distância em Moçambique. Associação Ribeiro, E. N., Mendonça, D.A.A & Mendonça, A.F. (2007). A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EDA


ESTUDANTE: 
FARUK ISSUFO MUANDO

Tecnologia do Blogger.