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TABALHOS FEITO.... ESTATISTICA

TABALHOS FEITO.... ESTATISTICA

1.INTRODUÇÃO
A estatística e , hoje em dia , um instrumento útil e , nalguns casos, indispensáveis para tomada de decisão em diversos campos: cientifico, económico, social, politico ...
Todavia, antes de chegarmos a parte de interpretação para tomadas de decisão , há que proceder a indispensável trabalho de recolha e organização de dados , sendo a recolha feita através de recenseamentos ( ou censos ou levantamento estatísticos)ou sondagens.
Existem indícios que há 300 mil anos a.C. já se faziam censos na China, Babilonia,  Egipto. Censos estes que se destinavam a taxação de impostos.

2. DEFINIÇÃO

Estatística pode ser pensada como ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso quotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes repetidas.
Em linhas gerais a Estatisca fornece metodos que auxiliam o processo de tomada de decisao atraves de analise de dados que possuimos.

3.PROBLEMAS DE OPINIÃO

Problemas: como selecionar uma amostra de tal modo que as informacoes possam ser expandidas para toda a populacao .
Por exemplo, desenhamos fazer uma sondagem acerca da escolha dos portugueses sobre o seu partido preferido. Acha que esta amostra e representativa?
Não. Ao selecionar a nossa amostra devemos considerar alguns criterios de acordo com o tipo de pesquisa. Exemplo: regiao , sexo, nivel socio-economico, idade.

4.GENERALIDADES

Na estatistica consideram-se dois ramos:
Estatistica Descritiva: que visa descrever o real de forma a permitir entende-lo melhor;
A Estatistica Descritiva trata de recolha , organizacao e tratamento de dados com vista a descrever e interpretar a realidade actual ou factos passados ralativos ao conjunto observado. O seu objectivo e informar , prevenir, esclarecer.
Estatistica Indutiva: que, a partir de uma amostra da populacao , permite estender os resultados a populacao inteira.
A Estatistica Iindutiva trata de estabelecer conclusoes relativas a um conjunto mais vasto de individuos ( populacao ) a partir de observasao de parte dela ( amostra ) com base na estrutura matematica que lhe confere ou o Calculo das Probabilidadas.
Universo ou população Estatística: conjunto de seres (humanos ou não) sobre o qual se incide o estudo feito ou a fazer.
Unidade Estatística ou indivíduo: cada elemento do conjunto anterior.
Carácter estatístico ou atributo: propriedade dos indivíduos que foi ou vai ser estudada.
Levantamento estatístico: estudo de um ou vários caracteres relativamente s certo universo.
Média: é o quociente da soma de todos os dados pelo efetivo total.
estatistica4.jpg
Moda: é o valor que ocorre mais vezes numa distribuição, ou seja, é o de maior efetivo e, portanto, de maior frequência.
Mediana: A mediana é o valor que tem tantos dados antes dele, como depois dele. Para se medir a mediana, os valores devem estar por ordem crescente ou decrescente. No caso do número de dados ser ímpar, existe um e só um valor central que é a mediana. Se o número de dados é par, toma-se a médias aritmética dos dois valores centrais para a mediana.
Amostra: precisa de ser:
·        Representativa: deve conter indivíduos de todos os extratos da população;
·        Não viciada: o número de elementos de cada extrato deve ser proporcional à população desse extrato;
·        Aleatória: em cada extrato os indivíduos devem ser escolhidos aleatoriamente;
·        Ampla: deve ser bastante alargada, para poder apresentar características semelhantes às da população total que pretende representar.

5.TIPOS DE GRAFICOS

Os dados podem então ser representados de várias formas:
                              Diagramas de barras:                                      Diagramas circulares:
estatistica5.jpgestatistica6.jpg
Histogramas:
estatistica7.jpg

6.ESTUDO DE ESTATISTICA

Este trabalho pretende apresentar uma estatística sobre Reciclagem e tem o objetivo de mostrar o quanto a população, ou parte dela, se preocupa com o ambiente.
Através de representações gráficas, pretendo mostrar a vasta informação que foi obtida através do questionário.
Foram selecionadas pessoas de diferentes estatutos sociais e idades.
Esta amostra consiste num número de 30 pessoas.
Questionário
1-É a favor da Reciclagem?
 a)Sim;
b)Não;
c)É-me indiferente.
2-Faz a separação dos diferentes tipos de lixo?
a)Sim;
b)Não;
c)Só com certos tipo de lixo (vidro, ou papel…)
3-Quais as cores dos ecopontos?
a)Verde, laranja e azul
b)Verde, azul e vermelho
c)Verde, azul e amarelo
4-O que se encontra no ecoponto azul?
a)Papel;
b)Vidro;
c)Plástico;
5- O que se encontra no ecoponto amarelo?
a)Papel;
b)Vidro;
c)Plástico;
6-O que se encontra no ecoponto verde?
a)Papel;
b)Vidro;
c)Plástico;
Tabela de respostas:

1
2
3
4
5
6
7
8
1
a
b
a
a
c
b
c
a
2
a
b
c
a
c
a
a
a
3
c
b
c
a
c
b
c
a
4
a
b
a
a
c
a
b
c
5
a
b
c
a
c
a
c
b
6
c
b
a
a
c
a
b
c
7
a
a
a
a
c
a
c
b
8
a
b
a
a
c
c
a
b
9
c
b
c
a
c
a
b
c
10
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b
a
a
c
a
b
c
11
a
a
a
c
c
a
b
c
12
c
b
c
a
c
a
b
c
13
a
a
a
c
c
a
b
c
14
a
b
c
a
c
a
c
b
15
a
b
a
a
c
c
b
a
16
a
b
a
a
c
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b
c
17
a
b
a
c
c
a
b
c
18
a
a
a
c
c
b
c
a
19
a
b
c
c
c
b
a
c
20
a
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c
21
a
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c
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a
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c
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c
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c
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a
25
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c
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c
a
b
c
27
a
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c
c
a
b
c
28
a
b
c
a
c
a
b
c
29
a
b
c
a
c
a
c
b
30
a
b
c
a
c
a
b
c

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7.CONCLUSÃO

Com este estudo, tive a oportunidade de fazer a recolha dos dados, analisar e tirar conclusões destes.
A primeira conclusão que pude observar foi que o meu estudo, não se trata de um estudo representativo o que me leva a lidar apenas com uma pequena amostra, e não com a população devido á quantidade reduzida de indivíduos interrogados.
Quanto à Reciclagem pude concluir que os indivíduos sabem as cores dos ecopontos, mas que maior parte não sabe a que materiais se destinam.
E apesar de a maioria dos indivíduos ser a favor da Reciclagem, a maior parte não faz esta separação.
Na minha opinião, este estudo não foi apenas um estudo vulgar. Este estudo serviu para tirar determinadas conclusões e para modificar a minha opinião em relação à instrução dos portugueses. Portugueses estes que pensava que eram mais instruídos sobre um facto tão importante.

8.REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

·        Matemática B - 10ºano, Ana Arede Soveral, Cármen Viegas Silva,  Texto Editora XEQMAT – volume 2 - 10ºano, Fancelino Gomes, Cristina Viegas, Yolanda Lima, Editorial O Livro;
·        BATANERO, C., OTTAVIANI, G. & TRURAN, J. Investigación en educación estadística: Algunas cuestones prioritárias. Satistical Education Research Newsletter, Nº 2, Vol 1, 2000. 
·        FARIAS A., SOARES, J. & CÉSAR, C.Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2003.
·        LEVIN, J. Estatística Aplicada às Ciências Humanas. São Paulo: Ed. Harbra, 1987 MOORE, D. A Estatística Básica e sua prática. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2000.
·        RAO, C.R. Statistics: A technology for the millennium Internal. J. Math. & Statist. Sci, Vol. 8, No.1, Junho 1999.
·        VERE-JONES, D. The coming of Age Statistical Education. International Statistical Review, Vol 63, Nº 1, Agosto 1995.
·        VIEIRA, S. Elementos de Estatística. São Paulo: Ed. Atlas, 1999.


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