TABALHOS FEITO.... ESTATISTICA
TABALHOS FEITO.... ESTATISTICA
1.INTRODUÇÃO
A estatística e , hoje em dia , um instrumento útil e ,
nalguns casos, indispensáveis para tomada de decisão em diversos campos:
cientifico, económico, social, politico ...
Todavia, antes de chegarmos a parte de interpretação para
tomadas de decisão , há que proceder a indispensável trabalho de recolha e
organização de dados , sendo a recolha feita através de recenseamentos ( ou
censos ou levantamento estatísticos)ou sondagens.
Existem indícios que há 300 mil anos a.C. já se faziam
censos na China, Babilonia, Egipto. Censos
estes que se destinavam a taxação de impostos.
2. DEFINIÇÃO
Estatística pode ser pensada como ciência de aprendizagem
a partir de dados. No nosso quotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes
repetidas.
Em linhas gerais a Estatisca fornece
metodos que auxiliam o processo de tomada de decisao atraves de analise de
dados que possuimos.
3.PROBLEMAS DE
OPINIÃO
Problemas: como selecionar uma amostra
de tal modo que as informacoes possam ser expandidas para toda a populacao .
Por exemplo, desenhamos fazer uma
sondagem acerca da escolha dos portugueses sobre o seu partido preferido. Acha
que esta amostra e representativa?
Não. Ao selecionar a nossa amostra
devemos considerar alguns criterios de acordo com o tipo de pesquisa. Exemplo:
regiao , sexo, nivel socio-economico, idade.
4.GENERALIDADES
Na estatistica consideram-se dois ramos:
Estatistica
Descritiva: que visa descrever o real de forma a permitir entende-lo
melhor;
A Estatistica Descritiva trata de recolha , organizacao e
tratamento de dados com vista a descrever e interpretar a realidade actual ou
factos passados ralativos ao conjunto observado. O seu objectivo e informar ,
prevenir, esclarecer.
Estatistica
Indutiva: que, a partir de uma amostra da populacao , permite
estender os resultados a populacao inteira.
A Estatistica Iindutiva trata de estabelecer conclusoes
relativas a um conjunto mais vasto de individuos ( populacao ) a partir de
observasao de parte dela ( amostra ) com base na estrutura matematica que lhe
confere ou o Calculo das Probabilidadas.
Universo ou população Estatística: conjunto de
seres (humanos ou não) sobre o qual se incide o estudo feito ou a fazer.
Unidade Estatística ou indivíduo: cada
elemento do conjunto anterior.
Carácter estatístico ou atributo: propriedade
dos indivíduos que foi ou vai ser estudada.
Levantamento estatístico: estudo de
um ou vários caracteres relativamente s certo universo.
Média: é o quociente da
soma de todos os dados pelo efetivo total.
Moda: é o valor que
ocorre mais vezes numa distribuição, ou seja, é o de maior efetivo e, portanto,
de maior frequência.
Mediana: A mediana é o valor
que tem tantos dados antes dele, como depois dele. Para se medir a mediana, os
valores devem estar por ordem crescente ou decrescente. No caso do número de
dados ser ímpar, existe um e só um valor central que é a mediana. Se o número
de dados é par, toma-se a médias aritmética dos dois valores centrais para a
mediana.
Amostra: precisa de ser:
·
Representativa: deve conter
indivíduos de todos os extratos da população;
·
Não
viciada: o número de elementos de cada extrato deve ser
proporcional à população desse extrato;
·
Aleatória: em cada extrato
os indivíduos devem ser escolhidos aleatoriamente;
·
Ampla: deve ser bastante
alargada, para poder apresentar características semelhantes às da população
total que pretende representar.
5.TIPOS DE GRAFICOS
Os dados podem então
ser representados de várias formas:
Diagramas de barras: Diagramas circulares:
Histogramas:
6.ESTUDO DE ESTATISTICA
Este trabalho pretende
apresentar uma estatística sobre Reciclagem e tem o objetivo de mostrar o
quanto a população, ou parte dela, se preocupa com o ambiente.
Através de representações
gráficas, pretendo mostrar a vasta informação que foi obtida através do
questionário.
Foram selecionadas pessoas
de diferentes estatutos sociais e idades.
Esta amostra consiste num
número de 30 pessoas.
Questionário
1-É a favor da Reciclagem?
a)Sim;
b)Não;
c)É-me indiferente.
2-Faz a separação dos
diferentes tipos de lixo?
a)Sim;
b)Não;
c)Só com certos tipo de
lixo (vidro, ou papel…)
3-Quais as cores dos
ecopontos?
a)Verde, laranja e azul
b)Verde, azul e vermelho
c)Verde, azul e amarelo
4-O que se encontra no
ecoponto azul?
a)Papel;
b)Vidro;
c)Plástico;
5- O que se encontra no
ecoponto amarelo?
a)Papel;
b)Vidro;
c)Plástico;
6-O que se encontra no
ecoponto verde?
a)Papel;
b)Vidro;
c)Plástico;
Tabela de respostas:
1
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7.CONCLUSÃO
Com este estudo, tive a oportunidade
de fazer a recolha dos dados, analisar e tirar conclusões destes.
A primeira conclusão que pude observar
foi que o meu estudo, não se trata de um estudo representativo o que me leva a
lidar apenas com uma pequena amostra, e não com a população devido á quantidade
reduzida de indivíduos interrogados.
Quanto à Reciclagem pude concluir que
os indivíduos sabem as cores dos ecopontos, mas que maior parte não sabe a que
materiais se destinam.
E apesar de a maioria dos indivíduos
ser a favor da Reciclagem, a maior parte não faz esta separação.
Na minha opinião, este estudo não foi
apenas um estudo vulgar. Este estudo serviu para tirar determinadas conclusões
e para modificar a minha opinião em relação à instrução dos portugueses. Portugueses estes que pensava que eram mais
instruídos sobre um facto tão importante.
8.REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
·
Matemática B - 10ºano, Ana Arede Soveral,
Cármen Viegas Silva, Texto Editora XEQMAT – volume 2 -
10ºano, Fancelino Gomes, Cristina Viegas, Yolanda Lima, Editorial O Livro;
·
BATANERO, C., OTTAVIANI, G. & TRURAN, J. Investigación
en educación estadística: Algunas cuestones prioritárias. Satistical
Education Research Newsletter, Nº 2, Vol 1, 2000.
·
FARIAS A., SOARES, J. & CÉSAR, C.Introdução à
Estatística. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2003.
·
LEVIN, J. Estatística Aplicada às Ciências Humanas.
São Paulo: Ed. Harbra, 1987 MOORE, D. A Estatística Básica e sua prática.
Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2000.
·
RAO, C.R. Statistics:
A technology for the millennium Internal. J. Math. & Statist. Sci,
Vol. 8, No.1, Junho 1999.
·
VERE-JONES, D. The
coming of Age Statistical Education. International Statistical Review, Vol
63, Nº 1, Agosto 1995.
·
VIEIRA, S. Elementos de Estatística. São Paulo: Ed. Atlas, 1999.
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